Como aproximar os jovens da área de TI?

Como aproximar os jovens da área de TI?

por Prof. Dr. Amilton Rodrigo de Quadro Martins*

A área de TI é uma das que mais cresce no mundo. Essa alta demanda fica evidente no relatório divulgado pelo LinkedIn sobre as principais categorias de empregos que impulsionarão o mercado de trabalho brasileiro em 2021. Nele, os cargos de tecnologia ocupam o 2º lugar. Temos um cenário de alta demanda mas também com um grande déficit de profissionais. Hoje, além de milhares de vagas em TI, esperando jovens talentosos para ocupá-las, os salários são bem acima da média nacional de outras áreas.

Além disso, pesquisas nacionais e internacionais apontam a importância do desenvolvimento do pensamento computacional, como uma das principais competências para qualquer profissão do século 21. O pensamento computacional pode ser definido como uma capacidade humana e criativa de resolver problemas usando estratégias semelhantes à lógica computacional.

Fomentar esse desenvolvimento e potencializar a formação técnica e comportamental de jovens que estão no ensino médio, conectando ele com a área de TI,  é de extrema importância para a vida dos estudantes. Estamos falando de uma fase de escolha da profissão, e essa estratégia é fundamental para aumentar o funil de entrada de profissionais na tecnologia, e com isso criar massa crítica de capital humano na área. Essa conexão de talentos com oportunidades, além de gerar o desenvolvimento econômico para as empresas do nosso país, pode romper, de forma inédita, os ciclos de escassez e pobreza nas famílias dos estudantes, uma vez que essas carreiras contam com um alto retorno financeiro e grande perspectiva de crescimento, inclusive fora do Brasil.

O programa #TeuFuturo da Fundação IMED, nasceu justamente com o objetivo de oferecer oportunidade para talentos da rede pública que querem desenvolver competências na área da tecnologia. O projeto teve início  em 2014 e já formou mais de 300 jovens. Hoje, com a parceria do movimento Meu Futuro Digital, a iniciativa conta com mais de 275 bolsas para jovens de 35 cidades, entre elas Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, e, em breve, em Sobral.

Ainda neste ano, o #TeuFuturo tem como meta oferecer 500 bolsas em centenas de cidades brasileiras. E por meio da parceria com o Meu Futuro Digital, pretende impactar 10 mil estudantes de escolas públicas em todo Brasil até 2025. Assim, gerando desenvolvimento e renda de forma sustentável através das profissões do futuro, apoiando a transformação digital e soberania nacional do nosso Brasil.

*Amilton Rodrigo de Quadros Martins é professor e Líder do InovaEdu / Fundação IMED, idealizador do #TeuFuturo em todo o Brasil.

Mikaela Menezes